domingo, novembro 19, 2006

“Um homem não é infeliz porque tem ambições, mas porque elas o devoram”

Ao ler algumas coisas durante o fim-de-semana, deparei-me com esta frase do Barão Montesquieu, que me deu que pensar.

A felicidade é algo que todos desejamos. É legítima. É uma ambição legítima.

Fiquei a pensar se o actual bastonário da OMV será feliz?

Vejamos. Não lhe conheço obra profissional de relevo (será que andei distraído tantos anos?). Chegou à Ordem porque alguém se lembrou de lhe dar essa oportunidade pela primeira vez e aproveitou a boleia (e a apatia da Classe) para aí se instalar e ficar.

Estou certo que já lhe passou pela cabeça (mais do que uma vez) que outros cargos, até governamentais, estariam ao seu alcance, e a ambição nunca foi correspondida. Falhou!

O poder tornou-se numa droga que o vicia e a ambição da sua manutenção, na triste comiseração do seu espírito.

Será que é feliz?

Fiquem atentos!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Veterinário Atento
Além de conhecer em pormenor o trajecto terreno do Bastonário,é um profundo conhecedor da condição humana. É também psicanalista?

Tudo indica que o Bastonário nutre forte ambição ou melhor, ambições.É salutar ter ambição. Mas, a vida com normalidade deve ser gerida com equilíbrio. Não quero dizer que deva ser por cobardia, sem tomada de posições, ou inteiramente apático. Mas, sem se ser cobarde ou apático, deve haver na nossa vida o chamado bom senso.

Ora, o Bastonário, no seu trajecto terreno, foi de um constante zigue-zague cinzento escuro, alternando com dança do ventre. Dizem as boas línguas que a ambição máxima do Bastonário era ser Director Geral de Veterinária. Como não pode haver dois ou três DG ao mesmo tempo, a sorte não lhe sorriu para atingir esta ambição. Restou-lhe a OMV. Lá se coroou de Bastonário. Mas alguém de bom senso marca metas para a sua vida. O estar muito tempo no mesmo cargo cria naúseas. O Bastonário ainda não percebeu que ninguém o quer excepto uma minoria. Acontece assim sempre com os ditadores. O Hitler tinha alguns fieis no bunquer quando se suicidou.Não sabem sair na devida altura e dar lugar a outros.

Seguramente que o Bastonário não é feliz. Todos temos uma dose de frustação. Mas quando a ambição é ilimitada, os objectivos não são atingidos e para deitar poeira nos olhos de que está sempre na crista da onda persiste em manter-se, resta um fim infeliz.

Senhor Bastonário, podia sair da melhor forma. Mas, na sua obstinada
e persistente ambição se tudo se desmoronar como vai ficar consigo próprio ? Pense bem Senhor Bastonário.
PRIÃO

1:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home